Em Batman: Gotham City Chronicles , um vilão enfrenta uma equipe de heróis em um dos vários cenários disponíveis. Cada herói possui seu próprio personagem, que é controlado por meio de energia gasta para realizar ações (como ataques corpo a corpo e à distância, desarmar bombas, etc.), recuperando mais ou menos energia no início de seu turno, dependendo de sua postura. Se o herói sofrer dano, a energia é transferida para uma área de ferimento, e se ele perder toda a sua energia, ficará fora de ação por um tempo para recuperar suas forças. Cada herói possui diferentes pontos fortes para suas habilidades, representados por dados coloridos com valores distintos; quanto mais energia um herói gasta em uma habilidade, mais dados daquela cor ele pode rolar. O vilão controla uma equipe de capangas e vilões icônicos do universo do Batman, e esses personagens são representados por peças em seu tabuleiro de comando. Cada personagem custa 1, 2, 3, etc. de energia para ser ativado, conforme você se move da esquerda para a direita na linha. Uma vez ativado, o personagem vai para o final da linha, aumentando seu custo para o valor máximo caso você queira usá-lo novamente imediatamente, e diminuindo o custo das outras peças. A jogabilidade de Batman: Gotham City Chronicles é baseada na de Conan , com revisões nas habilidades dos personagens, a adição de dois tipos diferentes de dados (totalizando cinco tipos) e uma configuração modificada para dois jogadores, o Modo Versus, no qual cada jogador possui um tabuleiro de comando e sua própria equipe de peças que podem ser selecionadas, com heróis enfrentando vilões.